Com a proximidade do natal é comum já programar o cardápio da ceia da família, e um item que não pode faltar é o famoso panetone, seja o tradicional de frutas cristalizadas ou com gotas de chocolate, até aos mais exagerados nos recheios que são uma tentação a parte. Então, já que esta delícia não pode faltar, que tal aprender uma receita de panetone tradicional para fazer para sua família? isso mesmo, hoje vou te ensinar uma deliciosa receita de panetone.
Todos os anos a indústria cria novos sabores e recheios, um mais gostoso que o outro. No entanto acaba ficando difícil escolher entre tantas opções sensacionais disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Porém, cá entre nós, levando em consideração toda a comilança das festas de confraternizações que temos neste período, eu estou optando pela receita de panetone tradicional, não que ela não seja calórica, mas em comparação com os panetones mais elaborados eu consigo um bom desconto nas calorias.
Sendo assim, este ano resolvi produzir meu próprio panetone em casa e me surpreendi com o resultado, pois esta receita de panetone é realmente deliciosa. Aliás, produzir seu próprio panetone não tem preço. Pois uma delícia dessas tão tradicional feita por você, dá um quentinho no coração depois que você tira ele do forno e toda a sua casa fica com aquele cheiro delicioso. Tenho certeza que você vai amar essa receita de panetone!
Tempo de preparo: Em torno de quatro horas, isso vai depender do clima, se estiver quente é mais rápido para a massa crescer, caso esteja mais frio o processo de fermentação é mais lento.
Rendimento: Forma grande 2 panetones de 650g, forma média 5 panetones de 250g e forma mini 13 mini panetones de 100g cada.
Validade: 3 dias
Dificuldade: Média a difícil
Ingredientes:
Para a esponja
210 ml de água morna (não pode ser quente para não matar o fermento)
150 g de farinha de trigo
1 sachê ou 10g de fermento biológico seco
Para massa
350 g de farinha de trigo
125 g de açúcar
15g de leite em pó
4 colheres de sopa de essência de panetone ou 2 colheres de sopa de emulsão saborizante para panetone
Raspas de 1 laranja e meia (se possível laranja Bahia, que tem sua cor mais laranjinha e a casca bem mais grossa.
3 gemas
100 ml de óleo de coco
1 pitada de sal
300 g de gotas de chocolate (forneável)
90 ml de água morna (essa água você só ira usar se precisar, vai depender de como sua farinha irá absorver os líquidos, talvez seja necessário usar talvez não.
Forma de panetone (tamanho de sua preferência)
Espetinhos de madeira de churrasco para colocar os panetones para esfriar (morcegar)
Primeira parte – preparando a esponja:
1- Em um recipiente coloque a farinha e o fermento, misture bem , então na sequência acrescente a água morna.
2- Mexa tudo muito bem até ficar homogêneo e sem grumos de farinha. Tampe o recipiente e aguarde 15 minutos até essa mistura crescer um pouco e criar bolhas. Reserve.
Segunda parte – preparando a massa do panetone
1- Em um recipiente grande acrescente a farinha e o açúcar.
2- Bata bem as gemas com um garfo para misturar bem e acrescente-as a farinha e ao açúcar.
3- Na sequência, coloque o leite em pó, o óleo de coco, as raspas de laranja, a essência ou emulsão de panetone. Misture bem.
4- Então acrescente toda a massa da esponja que estava reservada, nesse momento a espoja deve estar com bolhas de ar, isso significa que seu fermento esta bom para fazer a massa crescer.
5- Misture tudo muito bem, caso tenha batedeira planetária que tenha capacidade para bater massa pesada vc pode bater durante 15 minutos na batedeira, caso contrário será necessário sovar a massa na mão mesmo.
6- A massa é bastante grudenta, então para facilitar o ideal é passar um pouco de óleo de coco nas mãos para tornar o processo de sova mais fácil, se vc não untar as mãos ficará bastante difícil o processo. Caso a massa esteja muito seca acrescente ao poucos os 90 ml de água, deixando a massa mais hidratada.
7- Depois de sovar bem a massa dentro da tigela, unte sua bancada também com óleo de coco, transfira a massa para a bancada e sove novamente por mais uns 15 minutos ou até atingir o ponto de véu, que é quando você pega um pedaço da massa abre e ela estica mas não se rasga fácil. O aspecto correto para saber se a massa esta realmente boa é quando ela se parece com uma bola de chiclete, fica fina quase transparente mas não se rasga.
Fermentação
8- Após sovar, deixe a massa descansar em um lugar quentinho por cerca de 1h. Ela deve dobrar de tamanho.
Recheando e modelando o panetone
9- Então, assim que a massa fermentar e dobrar de tamanho, abra a massa na bancada o máximo que conseguir, jogue uma pitada de sal sobre a massa e na sequência distribua todas as gostas de chocolate de forma uniforme. Enrole a massa faça uma bola e distribua em pedaços para colocar nas formas de panetone, nesse caso você irá decidir qual tamanho ira fazer conforme rendimento no inicio da receita use uma balança para pesar. Faça uma bola com cada pedaço e coloque na forma específica para panetone e deixe crescer novamente por mais 1h ou até dobrar de tamanho.
Assando o panetone
10- Assim que dobrar de tamanho leve ao forno pré aquecido a 160 graus por cerca de 40 minutos ou até dourar no topo. No momento de assar tome cuidado para deixar sua forma na grade mais baixa do forno. Caso contrário ele pode crescer demais e grudar na parte superior de seu forno.
Técnica para esfriar (morcegando o panetone)
11- Assim que assarem, retire do forno e coloque para esfriar de cabeça para baixo pendurados da seguinte forma: fure transpassando próximo a base dos panetones com espetinhos de madeira de churrasco, se forem de tamanho pequeno um espetinho é suficiente , mas se forem panetones grandes será necessário usar dois, cruze os dois palitos formando um X para ficarem bem firmes na hora de pendurá-los. Esse processo é essencial para um bom resultado de sua receita, caso contrário seu panetone pode murchar. Os panetones precisam ficar pendurados, não podem encostar seu topo em nenhuma base por isso é necessário ter algum suporte alto para conseguir apoiar os panetone que vão ser suportados pelos espetinhos de madeira.
12- Então aguarde esfriar e pode servir para sua família essa deliciosa receita de panetone caseiro.