Pão ciabatta

Eu acho um privilégio poder cozinhar em casa e preparar boa parte do que consumimos. É claro que comprar o alimento já pronto tem seu valor, principalmente quando isso ajuda a  agilizar nossa rotina do dia a dia. Volta e meia aprendo uma receita de pão novo, e esta semana aprendi a fazer o pão ciabatta. Fiquei extremamente feliz por ter mais uma opção de pão para eu  fazer para nossa família. Isso é bom para variar o cardápio de vez em quando para não   enjoar.

Entretanto, sempre gostei do pão ciabatta muito antes de aprender a fazê-lo. As vezes compro pão ciabatta para fazer um sanduíche mais elaborado, para trocar a pizza do fim de semana por algo um pouco mais leve, pois costumo fazer um sanduíche com bastante salada, como por exemplo tomate, alface, rúcula, cenoura ralada  etc.

Então, resolvi testar uma receita adaptada para fazer em casa, já que o pão ciabatta precisa ser assado em um forno com vapor, que normalmente são industriais. Mas isso não é um problema, pois tem um segredinho para fazer vapor dentro do forno convencional sem a necessidade de ter  um forno industrial em casa.

Peculiaridades da receita

Já aviso que esta receita tem suas peculiaridades no preparo. É uma massa que precisa de descanso e  um manuseio bastante diferente de um pão  tradicional. O pão ciabatta não é um  pão sovado tradicionalmente, pois sua massa é extremamente hidratada, o que a deixa com uma consistência quase impossível de sovar. Sendo assim, usamos uma técnica de dobras nesta massa, cada dobra com um intervalo de  5 minutos, totalizando 6 dobras no total.

Sei que pode parecer meio complicado o processo. Na minha primeira receita de pão ciabatta também pensei a mesma coisa.  Porém, depois que minha primeira fornada ficou pronta, senti que valeu a pena cada minuto dedicado a esta receita. Realmente ficou extremamente saboroso.

E hoje quero convidar  você a aprender mais uma receita que acredito que vai te fazer muito feliz. Pois cheiro de pão exalando pela casa enquanto está assando é uma delícia. Comer ele quentinho saindo do forno não tem preço.

Tempo de preparo: Em média 3:30

Rendimento: 4 unidades

Validade: até 2 dias, o ideal é consumo imediato

Dificuldade: Média

Ingredientes:

Esponja:

75g ou 1/2 xícara de farinha de trigo

75g ou 1/2 xícara de água em temperatura ambiente

5 gramas ou metade de um sache de 10g de fermento biológico para pão

Massa final: 

100% da esponja que você preparou

300g de farinha de trigo peneirada ou 2 e 1/4 de xícara

210g ou 3/4 de xícara de água em temperatura ambiente

15g ou 1 colher de sopa de azeite

10g ou 1/2 colher de sopa de sal

Modo de preparo:

Primeira parte – Esponja

1- Iniciamos fazendo a esponja: Em uma tigela grande, coloque as 75g de  farinha, as 5 gramas de  fermento e  misture os dois ingredientes com uma colher. Então, na sequência acrescente as 75g de água e misture bem até obter uma mistura bem pastosa.

2- Após fazer a esponja, tampe a tigela com filme PVC ou um pano limpo e deixe a esponja descansar e crescer por 45 minutos.

Preparando a massa

Segunda parte

3- Assim que a esponja descansar por 45 minutos, na mesma tigela acrescente o restante dos ingredientes. Primeiro a farinha e o sal, misture com uma colher. E na sequência a água e o azeite.

4- Incorpore bem todos os ingredientes, e verifique a consistência da massa. A massa deve ficar bem pegajosa e grudenta não pode ser uma massa rígida. Então, caso sua massa fique muito firme, acrescente mais 10g ou 1 colher de sopa de água. O ponto correto é uma massa que não é firme como uma massa de pão tradicional, mas também não é mole como um  mingau. É um meio termo. resumindo uma massa bem molenga. Deixe descansar por 5 minutos.

Processo de dobras

5- Agora, a cada 5 minutos você vai realizar dobras nessa massa da seguinte forma:

1- As duas primeiras dobras são um pouco mais difíceis. Molhe uma das mãos e coloque por baixo da massa,  levante uma ponta da massa e leve até o centro, repita este processo nos outros 3 lados da tigela. Tampe a tigela, deixe descansar por 5 minutos e repita o mesmo processo.

2-  Após mais 5 minutos, vamos fazer uma dobra diferente: molhe as duas mãos, deslize os dedos em baixo da massa, suspenda a massa com cuidado, as duas pontas opostas vão se grudar por baixo, coloque a massa novamente na tigela, gire a tigela em 90 graus e repita a mesma dobra. Tampe a tigela e repita mais 3 vezes esse mesmo tipo de dobra, sempre com intervalos de 5 minutos entre uma dobra e outra.

Descanso e pré aquecimento do forno

6- Agora que executou todas as dobras, unte uma travessa retangular com azeite de oliva ou manteiga e transfira a massa para esta travessa. Deixe a massa descasar por mais 1h. Essa travessa não irá ao forno, é apenas para a massa fermentar. Por isso pode usar uma travessa de plástico. O formato retangular é necessário para que a massa cresça no formato correto. Caso contrário vai ser difícil fazer o corte no formato de pão ciabatta, devido a consistência da massa ser mole demais.

7- Nesse momento já pode iniciar o processo de aquecimento do forno. Ligue seu forno em 250 graus apenas na parte de baixo. Não ligue a resistência superior.

Preparando para assar

8- Então, após a massa crescer por mais ou menos 1h, polvilhe bastante farinha por toda superfície, use uma peneira para distribuir a farinha de maneira mais uniforme. Com as pontas dos dedos verifique se as laterais da massa estão soltas. Polvilhe a bancada com mais farinha e vire o recipiente com a massa sobre a bancada. Agora, Polvilhe farinha sobre a superfície da massa que ficou virada para cima, da mesma forma como fez anteriormente e vamos dividir a massa. Para cortar use uma espátula de padeiro ou uma faca grande. Ajeite as laterais da massa para ficar em um formato mais retangular possível. Faça um corte no meio da massa e dois outros cortes dividindo cada metade. Se a massa ainda grudar muito pode polvilhar mais farinha. Você terá 4 pedaços.

9- Na sequência, unte uma assadeira grande com manteiga ou azeite. Segure cada peça de massa pelas extremidades com delicadeza e transfira para assadeira. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre os pães.

10- Mas, antes de levar pra assar vamos fazer vapor dentro do forno. Em uma forma  de pão ou assadeira pequena coloque um pano de prato enrolado e despeje água fervendo sobre ele até cobrir.  Então coloque na parte mais baixa do forno.

11- Agora, já pode levar os pães para assarem com  o forno pré aquecido a 250 graus. Depois de 15 minutos assando, retire a assadeira com a água e aproveite para virar a forma dos pães para assarem uniformemente. Vamos precisar de mais 15 a 20 minutos de forno ou até você ver que estão bem dourados. Assim que assarem retire do forno, e deixe esfriar um pouco para consumir.

Dica: 

Caso encontre alguma dificuldade em fazer está receita, temos um reel mostrando o passo a passo do processo em nosso Instagram. Para acessar, basta clicar no ícone da plataforma no topo do site.

@cozinhadeliquidificapum