Quem nessa vida consegue viver sem um pãozinho? Mesmo quando estamos fazendo alguma dieta tentamos de alguma forma incluir o pão em nosso cardápio, seja sem glúten, ou lactose ou até mesmo vegano. Pois realmente é difícil ficar muito tempo sem essa delícia. Então, já que consumimos quase que diariamente o pão, que tal dar uma variada no sabor e sair do tradicional com um pão de abóbora? sim, a nossa receita de hoje é um pão de abóbora cabotiá super fofinho.
Essa receita tem seu preparo praticamente igual a de um pão de trigo tradicional, o que muda são apenas os ingredientes, porque o passo a passo é o mesmo. É um pão que precisa de sova, ou seja, você precisa deixar ele descansando após a sova para dobrar de tamanho e refazer o processo novamente, o que leva algum tempo. Mas não se preocupe com isso, porque um pão caseiro quentinho saindo do forno da sua casa não tem preço, não é mesmo?
Tempo de preparo: 3 h 10 min praticamente, divididas da seguinte forma: 15 minutos para cozinhar a abóbora, 15 minutos para preparar a esponja, 25 minutos para misturar a farinha com a esponja e sovar, 30 minutos para crescer e dobrar de tamanho, mais 15 minutos para sovar novamente a massa e moldar o pão, mais 30 minutos para dobrar de tamanho novamente, e mais 35 a 40 minutos para assar.
Rendimento: 3 pães
Dificuldade: média
Validade: 2 dias ou 15 dias se congelado
Ingredientes:
1k e 200g de farinha de trigo, divididos da seguinte forma : 1k para a mistura do pão e 200g para usar na sova, e ir pulverizando na medida em que for sovando.
2 ovos caipiras inteiros, mais 2 gemas
500 ml de leite integral morninho (não pode ser quente)
20 g de fermento biológico ou 2 saches
60 g de açúcar ou 5 colheres de sopa
15 g de sal ou 1 colher de sobremesa bem cheia para a massa do pão
15 g de sal para cozinhar a abóbora
50 g de manteiga ou duas colheres de sopa (em ponto de pomada ou derretida)
30 ml de azeite ou 4 colheres de sopa
300g de abóbora cabotiá cozida (observe que depois que você cozinhar o peso vai mudar, então, o correto é pesar as 300g necessárias para a receita somente depois que estiverem cozidas) mais uma colher se sobremesa de sal para cozinhar.
Modo de preparo:
Primeira parte
1 – Cozinhe a abóbora com um pouco de sal até ficar bem mole.
2 – Assim que estiverem cozidas retire toda água e leve ao liquidificador juntamente com o leite e bata até misturar bem.
3 – Agora, é hora de fazer a esponja: Em um recipiente grande, acrescente os ingredientes batidos no liquidificador, e na sequência vá acrescentando todos os ingredientes, menos a farinha e o sal. Coloque o fermento, os ovos, a manteiga, o azeite e o açúcar. Mexa muito bem até misturar tudo. Sua esponja esta pronta. Agora é necessário aguardar uns 15 minutos, até que ela cresça um pouco e forme algumas bolhas.
Modo de preparo:
Segunda parte
4 – Assim que passarem 15 minutos, e sua esponja estiver maior e com bolhas é hora de acrescentar o sal. Na sequência, vá acrescentando a farinha aos poucos e mexendo para misturar. No começo enquanto a massa esta bem úmida o ideal é mexer com uma colher. Mas, na medida em que for acrescentando a farinha e a massa for ficando mais pesada, será necessário mexer com as mãos.
5 – Assim que misturar 1k de farinha, transfira a massa para uma bancada, e vá sovando e acrescentando aos poucos as outras 200 gramas de farinha trigo. Dependendo da qualidade de sua farinha talvez você não precise usar todo o restante. Vá sovando e pulverizando farinha até a massa não grudar mais na bancada e nas mãos. Quando isso acontecer a massa esta pronta.
6- Então, coloque a massa para descansar na mesma bacia em que fez a esponja e cubra com filme PVC. Agora, aguarde a massa dobrar de tamanho. Cerca de 30 minutos devem ser suficientes. Dica: para que o processo de fermentação seja rápido eu tenho um segredo, (ligo meu forno em 50 graus e coloco minha massa lá dentro, pois assim com o calorzinho do forno ela fermenta super rápido. Porém, cuidado para não colocar um recipiente plástico eu coloco sempre em uma travessa de vidro que pode ir ao forno, mas é necessário estar fechada com o filme PVC. Caso contrário a massa resseca.
Modo de preparo:
Terceira parte
7- Agora que a massa duplicou de tamanho, leve novamente para a bancada e divida em 3 partes iguais, e vá moldando cada pedaço de massa em formato de pão da seguinte forma:
Abra a massa em um formato de triangulo comprido e com o rolo vá esticando a massa, deixando maior na parte de cima e afinando na parte de baixo. Pegue a parte maior superior e vá enrolando como se fosse um rocambole, até chegar na parte menor.
8- Coloque os pães moldados em uma assadeira ou forma alta untada e novamente deixe dobrar de tamanho. Deixe dentro do forno para ser mais rápido o processo de fermentação, como anteriormente. Porém desta vez não precisa colocar filme PVC, um pano limpo basta.
9- Assim que a massa duplicar de tamanho novamente é hora de assar os pães. O forno deve estar pré aquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos antes. Então, caso tenha deixado os pães no forno para fermentar, retire-os para pré aquecer. E quando estiver aquecido a 180 graus por 10 minutos leve-os finalmente para assarem por cerca de 40 minutos.
10- Retire do forno, aguarde esfriar um pouco e já pode servir seu delicioso pão de abóbora.