Fatias Húngaras

Fatias húngaras são extremamente saborosas. É uma receita ideal para  um lanche da tarde em família. O nome engana, porque a origem dessa delícia não tem nada a ver com a Hungria, você acredita? pois é, pelo pouco que se sabe da origem desta receita, ela deve ser Brasileira mesmo, principalmente por seu recheio ser de coco ralado. Por todo o mundo existem receitas muito parecidas com as fatias Húngaras, um exemplo é o cinnamon rolls, uma receita Americana, que traduzindo para o português significa rolos de canela. Mesmo parecendo muito com as fatias Húngaras, cinnamon rolls, tem um recheio e massa totalmente diferentes, a semelhança fica mesmo somente na aparência, pois o processo e modo de fazer são bem mais demorados do que as fatias Húngaras.

O que mais gosto desta receita é que você pode  usar a imaginação para rechear. Hoje, eu vou ensinar a versão original com coco, açúcar e manteiga, mas você pode rechear com outros ingredientes, como por exemplo gotas de chocolate, ou pedacinhos de goiabada.

Tempo de preparo: 3h devido à espera de fermentação da massa

Rendimento: a minha receita rendeu 17 fatias Húngaras, e mais duas pontas da massa

Validade: até 3 dias se bem armazenado

Dificuldade: Média

Ingredientes:

2 ovos

180 ml de leite morno

1 sache de 10 g de fermento biológico seco para pão

3 colheres de sopa de açúcar

90 ml  de óleo

1/2 colher de sopa de sal

560 g de farinha de trigo peneirada aproximadamente (essa quantidade vai depender da sua farinha e até do tamanho dos ovos)

Recheio:

100 g de coco ralado desidratado e sem açúcar

100 g de manteiga ou 2 colheres de sopa bem cheias em ponto de pomada (não pode ser margarina)

5 colheres de açúcar

5 colheres de sopa de leite morno

Calda:

500 ml de leite

5 colheres de sopa de açúcar

1 colher sobremesa bem cheia de maizena

Modo de preparo:

Primeira parte

1- Iniciamos fazendo a massa: em um  recipiente grande coloque o leite, os ovos e o óleo, mexa bem para incorporar e na sequência acrescente o fermento biológico seco,  o açúcar e novamente misture bem.

2- Assim que os ingredientes acima estiverem bem misturados é hora de acrescentar a farinha de trigo peneirada e o sal. Vá acrescentando aos poucos, no começo pode mexer com uma colher, mas na medida em que a massa for ficando mais pesada é necessário usar as mãos.

3- Transfira a massa para uma bancada e vá sovando para incorporar todo o trigo. O ponto certo é quando a massa não gruda na bancada e  fica bem lisa sem grumos. O processo de sova deve durar uns 10 minutos até chegar na consistência correta.

4- Assim que sovar, faça uma bola com a massa e deixe descansar em um em um recipiente por 1h. A massa deve dobrar de tamanho. Cubra o recipiente com filme PVC para a massa não pegar vento e não ressecar. Para que a massa cresça mais rápido, o ideal é colocar em um ambiente mais quentinho. Se for um dia frio pode demorar um pouco mais para crescer.

Segunda parte:

5- Enquanto a massa cresce, é hora de preparar o recheio. Em  um recipiente coloque o coco ralado a manteiga, o açúcar e as 5 colheres de sopa de leite morno. Misture bem para incorporar todos os ingredientes. Reserve fora da geladeira.

Abrindo a massa e recheando

6- Assim que a massa crescer e dobrar de tamanho é hora de abri-la. Em uma bancada grande polvilhe um pouco de farinha, despeje a massa e vá abrindo com o auxílio de um rolo de massa. Tente abrir a massa em um tamanho retangular, esse é o formato correto. Pois se abrir de forma irregular ou redonda vai ficar difícil de fazer as fatias. Então, assim que for abrindo vá ajeitando a massa para ficar o mais retangular possível. Abra a massa o máximo que puder, porém cuidado para não abrir demais e a massa rasgar.  Tente deixar com uma espessura segura para isso não acontecer. Quanto maior ficar mais fatias vai conseguir fazer.

7- Então, com a massa aberta é hora de rechear. Pegue o recheio de coco que deixou reservado e vá colocando colheradas sobre a massa, e espalhando o recheio com a ajuda de uma colher. Espalhe até ficar uma camada fina de recheio  por toda a massa.

Enrolando a massa e cortando as fatias

8- Agora que a massa está completamente recheada é hora de enrolar como se fosse um rocambole.

9- Então, com a massa completamente enrolada, você deve cortar fatias do tamanho de 2 dedos mais  ou menos. Por isso, com a ajuda de uma faca, faça a marcação do corte para ficarem com tamanhos iguais. Para cortar as fatias você vai precisar de um fio dental limpo, é com ele que você vai cortar. Pegue um bom pedaço de fio coloque por baixo da massa, levante as pontas do fio para cima, cruze o fio e transpasse o fio na massa para cortar. Entretanto, se achar muito difícil cortar com o fio pode cortar com a faca. Porém com a faca pode ser que o desenho do espiral fique feio.

10- Vá colocando as fatias cortadas em uma forma untada, com uma distância de 2 dedos entre uma e outra. Deixe descansar novamente por cerca de uma hora ou até dobrarem de tamanho.

11- Assim que crescerem, leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos. Cuidado para não dourarem demais,  pois isso deixa a massa muito seca.

Modo de preparo da calda:

11- Enquanto as fatias Húngaras estão assando é hora de preparar a calda. Em um recipiente coloque o leite o açúcar e a maizena, mexa até ferver bem. A  textura da calda é bem líquida mesmo.  Reserve até que as fatias Húngaras estejam assadas. Assim que tirar as fatias do forno, derrame toda a calda  uniformemente por cada uma delas, isso deve ser feito com as fatias Húngaras ainda bem quentes.

12- Enfim suas fatias estão prontas, é só servir e apreciar o sabor dessa delícia. Depois que fizer pela primeira vez com certeza vai querer repetir a receita.

Dica:

Entretanto, caso encontre dificuldades em fazer esta receita, temos um reel na página do nosso instagram mostrando todo o passo a passo. Para ter acesso basta clicar no ícone da plataforma no topo da página.

@cozinhadeliquidificapum