Sem dúvidas batata é um dos alimentos que eu mais aprecio. É um alimento muito versátil, da para fazer cozida, frita, amassada. Além ainda, das variedades de batatas que existem por aí, as mais comuns para nós brasileiros são: batata inglesa, batata asterix, batata baroa, batata doce… entre outras. Então, hoje em homenagem a batata vou trazer uma das receitas mais fantásticas que se pode fazer com ela, a incrível Receita de Aligot.
Mas se você não sabe o que é um ALIGOT, fique tranquilo, pois vou te explicar exatamente como algumas pessoas chamam essa receita, para que você entenda do que se trata, chamam nada mais nada menos do que um (PURÊ DE BATATAS METIDO A BESTA), mas eu discordo dessa opinião, eu não gosto de comparar ALIGOT com um simples purê de batatas não, até porque o gosto é muito diferente, a textura pode parecer igual, porém o sabor, esse não tem igual.
Essa receita de Aligo é bastante prática, porém existe uma forma correta de fazer para ficar bem cremoso na consistência de um creme, sem nenhum grumo de batatas. E o segredo para isso é passar as batatas na peneira mais fina que você encontrar, isso é essencial para o Aligot ficar do jeito que deve ser, muito cremoso, consistente, porém sem grumos de batata. Esse processo de passar na peneira é o que vai dar a magia dessa receita.
Tempo de preparo: 45 min
Rendimento: 4 porções generosas
Dificuldade: Fácil
Ingredientes receita de ALIGOT
4 batatas ASTERIX médias
1/2 caixa de creme de leite
2 colheres de sopa bem cheia de manteiga com sal
2 colheres de azeite de oliva
1/2 xícara de água
250g de muçarela
250g de queijo meia cura/colonial (pode trocar por gruyére, ou outro queijo que derreta muito bem)
sal a gosto
Utensílio obrigatório: Peneira grande e fina, de preferência de metal (aço inox) facilmente encontrada em lojas de produtos para casa.
Modo de preparo: Dica
1- Descasque as batatas e pique em cubos. Leve para cozinhar com sal a gosto.
2- Assim que estiverem bem macias escorra bem a água, e vá amassando aos poucos em porções na peneira, para formar um purê extremamente fino e sem grumos.
3- Transfira o purê para uma panela, e em fogo baixo vá acrescentando a manteiga o creme de leite, o azeite de oliva e a água, misture bem até incorporar.
4- Assim que estiver bem incorporado acrescente os queijos e vá mexendo sem parar até chegar no ponto de ALIGOT, que é quando você pega o purê com a colher e a consistência está elástica, a massa deve repuxar.
5- Transfira o ALIGOT para a travessa que irá servir e decore de sua preferência. Eu usei alecrim, azeite de oliva extra virgem, salsa e alho frito granulado (você encontra em lojas de produtos naturais)
Dica:
Minha dica para servir com Aligo é fazer uma boa proteína, pode ser um bife de miolo de alcatra, um filé de frango grelhado ou ainda um lombo suíno. Porém, para quem não come carne, pode servir com um bom molho branco de cogumelos.
Tenho certeza que essa receita de Aligo vai fazer o maior sucesso nas suas recepções, porque o sabor desse prato é inigualável. E é muito difícil alguém não gostar de batatas não é ? Então não tem como errar quando você for servir essa delícia.
Além de ser uma receita fácil de fazer sem muita elaboração. Mesmo que você não tenha experiência na cozinha vai conseguir fazer essa receita com total facilidade. Todos os ingredientes desta receita são fáceis de achar nos supermercados e provavelmente você até deve ter eles em casa nesse momento. Então agora não tem desculpa, bora lá, se aventurar na cozinha e fazer essa receita de Aligot incrível!