Torta Basca

Torta basca ou torta San Sebastian, é uma torta a base de cream chesse extremamente cremosa. Tem como sua característica, o topo da torta bem caramelizado, não confunda sua aparência com queimado, embora até possa parecer. Essa é a famosa reação de Maillard, isso acontece devido a alta temperatura em que esta torta Basca é assada. É uma reação química entre aminoácidos e açúcares redutores, que conferem ao alimento o tom dourado, ou seja, é como se fosse uma caramelização.

A receita desta torta Basca foi criada na Espanha, é uma criação do restaurante La Viña. Embora os ingredientes desta torta Basca lembrem os ingredientes de um cheesecake  tradicional Americano, o processo de seu preparo é totalmente diferente, aí vão alguns exemplos: O cheesecake Americano é assando em banho Maria em fogo médio, já a torta Basca não vai ao banho Maria, e é assada em uma temperatura bem mais elevada em torno de 210 a 230 graus. Outra diferença é que a torta Basca não tem a base de biscoito como o cheescake Americano.

É uma receita muito rápida de se fazer e  não exige qualquer experiência na cozinha, basta apenas misturar todos os ingredientes na sequência correta que devem estar todos em temperatura ambiente, isso faz toda diferença na hora de levar ao fogo.

Com certeza depois que fizer essa receita pela primeira vez, será impossível não repeti-la, Pois o sabor é incrível e sua textura cremosa faz com que essa torta se torne irresistível.

 

Tempo de preparo: 1h e 30 min entre fazer a massa e assar. Mais o tempo da torta esfriar.

Rendimento: 12 fatias a depender do tamanho que cortar

Validade: Até 5 dias se bem armazenada 

Dificuldade: Fácil

Ingredientes torta Basca

680g Cream Cheese

200g Açúcar

400ml creme de leite fresco 35% gordura (ou 300g de nata misturado com 100 ml de leite)

4 ovos

2 gemas

30g Farinha de trigo (ou amido/ maizena) caso queira uma torta sem glúten

Raspas de 1 limão siciliano (opcional) a receita original não leva raspas de limão

Obs: Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.

Modo de preparo torta Basca

1- Primeiramente, já comece pré aquecendo seu forno. Pois esta torta, deve entrar no forno para assar já com uma temperatura bastante elevada. No forno elétrico a temperatura deve ser de 210 graus e para o forno a gás a temperatura deve ser de 230 graus.

2- Então, assim que colocar seu forno para pré aquecer é hora de preparar a massa da torta Basca. Em uma tigela coloque todo o cream chesse e o açúcar. Misture muito bem até incorporar completamente os dois ingredientes. Esta massa não pode ser batida na batedeira para não incorporar ar a receita. Ela deve ser batida de forma leve com a ajuda de um fuê.

3- Na sequência, vá acrescentando os ovos aos pouco, de dois em dois. Coloque os dois primeiros ovos inteiros, mexa bem para incorporar, na sequência os outros dois ovos inteiros da mesma forma. E por último as duas gemas, sempre mexendo com delicadeza e incorporando todos os ingredientes.

4- Assim que misturar os ovos, acrescente todo o creme de leite fresco e misture bem.

5- E por último, a farinha ou o amido de milho/maizena, caso opte por uma torta sem glúten. Mexa bem para dissolver e incorporar toda a farinha na massa.

Assando a torta

6- Então, forre uma assadeira redonda de 22cm de comprimento e 6cm de altura com papel manteiga. Coloque primeiro uma folha de papel manteiga e depois outra, cruzando uma folha na outra para que fiquem proporcional de tamanho em ambos os lados.

7- Despeje toda a massa na assadeira e leve para assar no forno pré aquecido, conforme item 1 a cima. Por mais ou menos 30 minutos.

8- Depois de 15 a 20 minutos que a torta estiver assando, abra o forno e gire a forma, isso é necessário para que ela asse de forma uniforme em ambos os lados. Não deixe de fazer isso, pois faz total diferença para torta ficar com a aparência correta.

9- Para saber se a torta está pronta para retirar do forno, basta ver se sua aparência é bastante dourada no topo. Além disso, você deve balançar a forma e a torta deve balançar como uma gelatina no meio. Se estiver assim, a torta está perfeita. Então, retire do forno e aguarde a torta esfriar naturalmente sem gelar, para então servir. O ideal é deixar de um dia para o outro. Normalmente eu asso a torta a noite, assim ela tem bastante tempo para esfriar, sem a necessidade de refrigerar, pois se colocar na geladeira ela vai firmar demais e não terá a consistência correta.

Dica 1

Outro detalhe desta torta Basca é que quanto mais tempo deixar a torta  no forno, mais firme a torta irá ficar. Mas a característica correta desta torta é que ela fique com o meio bem mais cremoso e não muito firme. Porém nem todo mundo gosta desta consistência então vai depender do  seu gosto assar a torta mais tempo ou menos tempo. Minha dica é: 45 minutos a torta ficará firme e 35 minutos ficara menos firme no centro. Claro que depende também da potência do seu forno. Eu asso minhas torta em forno elétrico.

Dica 2:

Algumas pessoas servem esta torta com calda de chocolate ou de frutas vermelhas, eu particularmente acho desnecessário, pois  o sabor desta torta não combina com nenhuma dessas duas caldas, embora na aparência a apresentação deixa a torta bastante charmosa. Mas, caso você queira é uma opção de decoração.
Eu optei em servir ela sem calda e decorei apenas com uma flor. Esta torta é para ter um ar mais rústico mesmo, então, caso queira, pode optar em não retirar o papel manteiga. Porém cuidado, pois o papel pode ficar grudado embaixo da massa na hora em que for servir para seu convidado e isso não será nada agradável. Então, o ideal caso queira deixar o papel manteiga é se certificar de que quando for cortar a fatia, o papel manteiga seja retirado.
@cozinhadeliquidificapum